Você já parou para pensar o porquê de muitas empresas fecharem as portas logo no início de seus trabalhos?
Antes mesmo da crise causada pela pandemia depois de 2020, o IBGE em uma pesquisa com dados de até 2018, constatou que mais de 70% das empresas fundadas no país fechavam as portas em menos de dez anos de atividade, e mais da metade dessas empresas fecharam em menos de cinco anos.
Esse é um dado impressionante que de primeira vista parece irreal, mas o que aconteceu com essas empresas,
pode acontecer com a sua também, claro, se você cometer os mesmos erros. Entretanto, aprender com o erro dos outros é melhor do que aprender com os próprios erros. Por isso, vamos te mostrar os
principais erros que essas empresas cometem e como evitá-los.
1. Não ter um plano de negócios
Frequentemente se vê empreendedores, especialmente iniciantes, partirem diretamente para a ação sem planejar direito sua inserção no mercado. Porém, este é um dos maiores erros que você pode cometer!
A falta de estruturação faz com que o empresário se desespere ao menor sinal de problemas, gerando uma cadeia de falhas na condução dos negócios. A ausência de um plano de ação torna toda a atuação desordenada. Por isso, a sugestão é que você estipule metas e prazos e faça de tudo para cumpri-las!
Se você não separar um tempo para fazer este planejamento, pode ser que você acabe a descobrir que faliu antes mesmo do primeiro mês de operação.
O maior impacto de um planejamento estratégico mal feito é no setor financeiro, ou seja, no coração do seu negócio, já que sem capital o negócio fica insustentável.
2 - Não se capacitar
Essa é um dos erros do empreendedor, ou empreendedora, mais cruciais, já que pode gerar outros problemas e colocar em risco o sucesso do negócio desde o início.
Além de conhecer muito bem a área em que pretende atuar, é essencial buscar conhecimentos sobre gestão empresarial, modelos de negócios, finanças, vendas, marketing, etc.
Lembre-se: teoria e prática andam juntas. Vale a pena investir em todo tipo de qualificação, desde cursos e treinamentos até participação em eventos e atividades voltadas ao empreendedorismo.
Aproveite todas as oportunidades de aprendizado que possam ampliar seu entendimento sobre o mundo dos negócios, o mercado e o dia a dia vivido pelos empreendedores e pelas empreendedoras, pois muita coisa se aprende ao longo do caminho.
Sempre que possível, ofereça cursos de capacitação também para seus colaboradores, afinal, eles são seu apoio na construção de uma jornada de sucesso.
3 - Falta de atitude
Capacitação e planejamento não darão resultado se não houver
atitude.
Há erros iniciantes que podem ser evitados quando você corre atrás e encontra seu próprio caminho.
Prestar atenção ao que acontece ao redor é uma postura importante para identificar oportunidades das quais outras pessoas só enxergam problemas. Aliás, muitas oportunidades de negócio valiosas aparecem justamente em momentos de dificuldade.
4 - Não inovar
Nos dias de hoje para uma empresa fazer sucesso inovação é a chave.
Pense e anuncie o diferencial que seu produto ou serviço tem com opções que os concorrentes não têm.
Reserve um tempo do seu dia para procurar soluções criativas que possam ajudar você a inovar e se destacar no mercado cada vez mais competitivo.
5 - Desistir fácil
Importante: boa parte dos erros iniciando, é não praticar o PPR: persistência, paciência e resiliência. Um negócio não faz sucesso do dia pra noite, existe um longo caminho até que os esforços comecem a mostrar resultados.
E mais: obstáculos fazem parte do processo de empreender, e é preciso determinação para não desistir diante das primeiras dificuldades.
Procure desenvolver a capacidade de mudança e dê espaço para as adaptações. Nem sempre as coisas saem como o planejado; podem ser necessários ajustes e correções ao longo do percurso.
6. Ignorar concorrentes
O planejamento do negócio deve considerar como oferecer serviços diferenciados daqueles já existentes no mercado.
O empreendedor de sucesso deve identificar as falhas de seu concorrente e, além de corrigi-las, melhorá-las.
Mesmo que não haja concorrentes no ramo, saiba como os clientes em potencial gastam seu dinheiro e por que estariam dispostos a adquirir o produto que você oferece.
7. Não saber precificar
Para ser competitivo no mercado, um dos itens a ser observado é o preço dos seus produtos e serviços.
Você pode precificá-los de acordo com a média cobrada no mercado, mas o ideal é mensurar quais são seus gastos reais para colocar o seu negócio em operação e qual é a margem de lucro que você almeja obter.
Sem essa análise, seus preços podem ser muito caros, barrando as vendas, ou muito baratos, não suportando manter toda a sua operação em pleno funcionamento.
Para essa análise pode ser utilizado programas de planilhas como o
Microsoft Excel.
Esse é um assunto muito complicado para tratar somente em uma postagem de Blog, não basta saber os erros, é necessário se aprofundar no tema, e levando em consideração o segundo erro - Não se Capacitar - estamos indicando nosso curso de Gestão Empresarial, que inclui diversos conteúdos para se tornar um empreendedor de sucesso, desde o administrativo e contábil até a gestão de pessoas e como liderar um time. Confira mais sobre o curso clicando aqui.