Muitos líderes gestores, acreditam que delegar tarefas é simplesmente transferir sua responsabilidade sobre dada tarefa à outra pessoa. ERRADO! Essa ignorância por parte do gestor, em simplesmente largar uma tarefa que talvez ele considere não importante a alguém sem dar as condições para tal, é comumente chamada de delargar tarefas.
“Delargar” é passar a batata quente para outra pessoa, sem dar muitas instruções ou analisar se essa é a pessoa certa para a tarefa. Essa é uma atitude não muito inteligente e irresponsável por parte de um gestor, que seriamente compromete a produtividade de um time.
Agora, se você quiser aprender a delegar tarefas como um líder, continue lendo, nesse post vou deixar algumas dicas valiosas!
1. Conheça a sua equipe
Esse é o passo que eu considero o mais fundamental de todos. Conhecer a equipe não é somente saber dos gostos pessoais de cada colaborador, e sim, um olhar mais profissional, que leva em conta as qualidades e defeitos de cada um, seus pontos fortes e fracos, e o conhecimento do encarregado na função. A escolha adequada do encarregado garante uma maior produtividade e agilidade na execução do projeto.
2. Dê as devidas orientações
Se você quer que as tarefas sejam executadas com sucesso e excelência, o próximo ponto a se pensar depois de escolher a pessoa mais apta para a situação é explicar de forma clara e concisa o que deve ser feito.
Sendo assim, não deixe de dar orientações com o máximo de detalhes, e, além disso, comunicar que está à disposição para tirar quaisquer dúvidas.
3. Comunicação eficaz.
Trazendo o que foi dito anteriormente, para conseguir transmitir as orientações aos seus colaboradores de forma clara e concisa, você precisa saber se comunicar com eficiência, busque mentorias ou cursos que o ajudem a aprimorar suas habilidades nessa área.
4. Defina prazos
Mesmo delegando as tarefas, lembre-se: o projeto pode ter saído de suas mãos, mas ele não deixa de ser seu. A responsabilidade de cumprir prazos continua, independente da dificuldade do trabalho. Então, se o projeto for muito complexo, o que pode ser feito é dividir a atividade em etapas menores, cada uma com sua data-limite, para que haja menos riscos de atrasos.
5. Dê mais autonomia aos seus colaboradores
Não confunda dar mais autonomia com largar a tarefa 100% ao encarregado, lembro ainda que a responsabilidade ainda é sua. Ou seja, dar mais autonomia significa proporcionar liberdade ao novo encarregado pela execução da tarefa. Essa é uma atitude que exige confiança e maturidade profissional. Nesse sentido, é preciso supervisionar, mas sem exagerar no acompanhamento do trabalho, queremos evitar o microgerenciamento.
Delegar tarefas nem sempre é fácil, encontrar a pessoa apta ou comunicar com clareza pode ser um desafio para alguns líderes iniciantes. No entanto, é uma medida necessária, especialmente quando a empresa começa a se desenvolver e receber mais demandas. Além disso, distribuir demandas e tarefas é benéfico para o negócio e para os colaboradores, tendo em vista que: