O que é uma Startup?

21 de setembro de 2023

O empreendedorismo e as startups estão moldando o cenário dos negócios de forma inovadora. Mas afinal, o que elas são? 

Ilustração de Startups

Sempre se ouve falar em Startups, você inclusive pode estar utilizando o produto de uma neste exato momento, mas muitas pessoas ainda não sabem o que significa esse termo, ou tem uma ideia aproximada do que são, porém se fosse perguntado que elas explicassem o que é, não saberiam dizer com certeza.


Por isso, neste post vamos ver o que faz uma empresa ser classificada como startup, quais as diferenças entre os tipos B2B, B2C, e B2B2C (não se assuste, vai ser fácil de entender) e algumas startups que fizeram sucesso e são utilizadas globalmente.



S T A R T    U P

Se traduzirmos a palavra para o português, chegamos ao ato de "iniciar algo", seria todo empreendimento na sua fase inicial uma Startup então?


Bem... não! Na verdade há mais algumas características a se considerar na hora de definir uma startup além de como é chamada, que são: ser um modelo de negócio inovador, repetível e escalável, e estar num cenário de incertezas.

Se você ainda está com uma névoa na cabeça, fique tranquilo, vamos explicar cada tópico, já  que não são óbvios para quem não está acostumado com o meio.


Modelo de negócios

Começando pelo mais importante, o modelo de negócios, aqui diferentemente das empresas tradicionais, o foco não é necessariamente no produto, mas sim no valor, e consequentemente na rentabilidade. Ou seja, como o seu negócio soluciona o problema do cliente de forma lucrativa para sua empresa.

O grande desafio desse modelo de negócios de startups é criar algo inovador, ou fazer uma adaptação para uma área onde é não comumente aplicado.

Repetível e escalável

Quem empreende com uma startup nunca sabe o dia de amanhã: afinal, a empresa terá capital para se manter?

Para um negócio ser repetível significa que ele é capaz de entregar o mesmo produto em escala potencialmente ilimitada. Assim, aqui definitivamente não pode entrar empresas que fazem produtos personalizados e customizados para cada cliente, pois a meta é multiplicar. Já ser escalável significa crescer cada vez mais sem que isso influencie no modelo de negócios. Como resultado, um modelo de negócio repetível e escalável que tem um espaço no mercado tem grandes chances de ser uma startup de sucesso.

Cenário de incertezas

Se você está tentando criar um modelo de negócios inovador, não vai conseguir encontrar uma manual passo a passo em como fazer, e nem terá como ter a certeza que esse modelo vai dar certo, já que nunca foi testado por outra empresa. Por isso que tanto se fala em investimentos para startups. Sem capital de risco fica difícil continuar procurando por um modelo de negócios que comece a gerar dinheiro.

Tipos de Startups

Ilustração B2B vs B2C vs B2B2C

De forma resumida, existem diversos tipos de negócios para startups, citaremos aqui os três principais:


  • B2B: Da sigla em inglês se traduz para "negócios para negócios", esse tipo de startup atende outras empresas ao invés do consumidor final diretamente, um exemplo disso é o 99 corporativo, que entrega serviços de transporte para empresas


  • B2C: Em português, "negócios para consumidores", esse acontece quando a empresa fornece um serviço diretamente para o consumidor final. Um exemplo é novamente o 99, mas dessa vez não é o 99 corporativo, é o que fornece serviço de transporte voltado para o consumidor.


  • B2B2C: Essa sigla já é um pouco maior, mas é fácil de entender também, significa "negócios para empresas para consumidores" que é quando uma empresa faz negócios com outra visando uma venda para o consumidor final. Um ótimo exemplo desse modelo é o iFood, ele faz parceria com outras empresas (restaurantes) para ajudar na venda para clientes.

Startups de Sucesso

Ilustração B2B vs B2C vs B2B2C

Algumas das maiores empresas do mundo, um dia, começaram como startups, essas empresas que hoje valem bilhões, começaram com pouquíssimo dinheiro e muito risco.

Exemplos são Netflix, Uber, e Google, que por incrível que pareça, começaram lá embaixo, e hoje a Google está caminhando para valer US$ 1 trilhão.

Conclusão

Então, para recapitular: uma startup é um grupo de pessoas de perfil de empreendedor, caracterizado pelo alto risco, à procura de um modelo de negócios que seja repetível e escalável, normalmente apresentado em um cenário de incertezas e questões, que atraem e pedem por valor e inovação.

Gostou do post? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Por Rafael Spada 26 de abril de 2024
O objetivo da CX é não apenas atender, mas superar as expectativas dos clientes, proporcionando uma experiência positiva que aumente a satisfação, a fidelidade e a advocacia pela marca.
Por Rafael Spada 11 de março de 2024
Esse manifesto não é apenas um conjunto de ideais, mas uma declaração de como esses três pilares se entrelaçam no tecido da nossa missão, criando um ciclo virtuoso que impulsiona indivíduos e comunidades para a frente.
26 de dezembro de 2023
Explorando as tendências futuras no mundo dos negócios e da tecnologia, o LinkedIn Notícias oferece um vislumbre empolgante de 2024 com "Big Ideas 2024: 15 tendências que irão pautar o mundo". Este artigo, rico em insights, abrange desde as complexidades ambientais e econômicas no Brasil até as inovações em inteligência artificial e mudanças no mercado de trabalho. Essas tendências sinalizam evoluções significativas em várias áreas, refletindo a interconexão entre tecnologia, economia e sociedade. A seguir, um resumo detalhado dessas tendências, destacando os principais pontos discutidos no artigo. Dilema Ambiental do Brasil : Equilíbrio entre a preservação da Amazônia e a extração de petróleo. Aumento dos 'Desaposentados' : Pressões financeiras levando idosos a retornar ao trabalho ou adiar a aposentadoria. Expansão de Chatbots Especializados : Desde bots jurídicos até entretenimento, uma nova era na interação humana-tecnologia. Incertezas no Mercado de Apostas Esportivas : O setor no Brasil enfrenta desafios regulatórios. Medo de Obsolescência no Trabalho (FOBO) : Impulsionando a necessidade de requalificação profissional. 'Grande Negociação' entre Geração Z e Empregadores : Mudanças nas relações de trabalho e expectativas. IA no Recrutamento : Utilizada tanto para criar quanto para identificar currículos e candidaturas falsas. Influenciadores na Academia : Crescimento dos cursos relacionados à economia dos criadores de conteúdo. Adaptação do Streaming à Realidade Financeira : Mudanças nos modelos de negócios das plataformas de streaming. Economia Além do PIB : Foco em sustentabilidade e bem-estar social nas medidas de progresso econômico. Inovações em Ensaios Clínicos com IA : Uso de "pacientes sintéticos" para testes mais inclusivos. Foco na 'Economia do Sono' : Investimentos em dispositivos e serviços relacionados à qualidade do sono dos trabalhadores. Flexibilidade dos Executivos C-Level : Crescimento do trabalho fracionado entre executivos. Turbulência nos Voos : Impacto das mudanças climáticas na segurança aérea. Desafio do Declínio Populacional : Nações repensando políticas sociais e de bem-estar familiar. Estas tendências sinalizam importantes mudanças e desafios que esperamos enfrentar em 2024.
VER MAIS
Share by: