A cultura empresarial

Rafael Spada • 17 de agosto de 2020

Série: O novo normal para as pequenas empresas

Você já ouvir falar em cultura da empresa? Já pensou em como é a cultura da empresa em que você trabalha ou empreende? Bom, nesta nova realidade em que vivemos percebe-se muito a diferenciação entre as culturas das empresas. Siga a leitura para desbravarmos juntos esse tema.

A cultura empresarial abrange o conjunto de valores, formas de trabalho e relacionamento dentro de uma organização e com os clientes. Ou seja, é a “cartilha” implantada pelas ideias de trabalho de quem fundou a empresa e construída ao longo do tempo por todas as pessoas que por ali passaram formando a imagem interna e externa da empresa. Ensina os valores a serem seguidos pelos colaboradores e o comportamento da marca para os clientes.

Por exemplo, temos empresas com uma cultura voltada para a inovação, onde o incentivo para a criação de produtos, processos e serviços disruptivos aparece de forma evidente dentro das equipes e passa para seus clientes uma visão de contemporaneidade. 

Diante de uma realidade onde os clientes buscam se identificar com as marcas, ter uma cultura bem definida na empresa é fundamental para se chegar ao público certo e criar um engajamento maior. Essa identificação vem da percepção do comportamento e realização da missão da empresa por parte do público e, aqui está o ponto em que muitas empresas pecam, o fato de não criar uma identidade, inovar a si mesmas e transmitir isso ao stakeholders.

Para refletir quanto a essa situação:
  • Quem é o nosso público?
  • Como queremos ser vistos pelo público?
  • Se coloque no lugar de um cliente e descreva a sua empresa. Descreva também como é o atendimento.
  • Quem são os colaboradores?
  • Como são tomadas as decisões dentro da empresa?
  • Como é o processo de concepção de um novo produto ou serviço?
Respondendo a isso se pode ter uma visão um pouco mais clara de como as coisas são feitas e funcionam na organização, ou seja, começam a mostrar a sua cultura empresarial e abre a oportunidade de fazer uma avaliação de convergência entre a cultura e o propósito do negócio.


Gostou do post? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Por Rafael Spada 26 de abril de 2024
O objetivo da CX é não apenas atender, mas superar as expectativas dos clientes, proporcionando uma experiência positiva que aumente a satisfação, a fidelidade e a advocacia pela marca.
Por Rafael Spada 11 de março de 2024
Esse manifesto não é apenas um conjunto de ideais, mas uma declaração de como esses três pilares se entrelaçam no tecido da nossa missão, criando um ciclo virtuoso que impulsiona indivíduos e comunidades para a frente.
26 de dezembro de 2023
Explorando as tendências futuras no mundo dos negócios e da tecnologia, o LinkedIn Notícias oferece um vislumbre empolgante de 2024 com "Big Ideas 2024: 15 tendências que irão pautar o mundo". Este artigo, rico em insights, abrange desde as complexidades ambientais e econômicas no Brasil até as inovações em inteligência artificial e mudanças no mercado de trabalho. Essas tendências sinalizam evoluções significativas em várias áreas, refletindo a interconexão entre tecnologia, economia e sociedade. A seguir, um resumo detalhado dessas tendências, destacando os principais pontos discutidos no artigo. Dilema Ambiental do Brasil : Equilíbrio entre a preservação da Amazônia e a extração de petróleo. Aumento dos 'Desaposentados' : Pressões financeiras levando idosos a retornar ao trabalho ou adiar a aposentadoria. Expansão de Chatbots Especializados : Desde bots jurídicos até entretenimento, uma nova era na interação humana-tecnologia. Incertezas no Mercado de Apostas Esportivas : O setor no Brasil enfrenta desafios regulatórios. Medo de Obsolescência no Trabalho (FOBO) : Impulsionando a necessidade de requalificação profissional. 'Grande Negociação' entre Geração Z e Empregadores : Mudanças nas relações de trabalho e expectativas. IA no Recrutamento : Utilizada tanto para criar quanto para identificar currículos e candidaturas falsas. Influenciadores na Academia : Crescimento dos cursos relacionados à economia dos criadores de conteúdo. Adaptação do Streaming à Realidade Financeira : Mudanças nos modelos de negócios das plataformas de streaming. Economia Além do PIB : Foco em sustentabilidade e bem-estar social nas medidas de progresso econômico. Inovações em Ensaios Clínicos com IA : Uso de "pacientes sintéticos" para testes mais inclusivos. Foco na 'Economia do Sono' : Investimentos em dispositivos e serviços relacionados à qualidade do sono dos trabalhadores. Flexibilidade dos Executivos C-Level : Crescimento do trabalho fracionado entre executivos. Turbulência nos Voos : Impacto das mudanças climáticas na segurança aérea. Desafio do Declínio Populacional : Nações repensando políticas sociais e de bem-estar familiar. Estas tendências sinalizam importantes mudanças e desafios que esperamos enfrentar em 2024.
VER MAIS