Seus conhecimentos em tecnologia estão alinhados como os seus objetivos profissionais?
Quais são, de fato, as exigências do mercado

Por muito tempo se disse que saber programar, projetar sistemas e entender tudo de desenvolvimento de programas de computador seriam as habilidades mais importantes no futuro, porém, as coisas não são bem assim.
Desde que a inteligência artificial começou a ser desenvolvida (veja só, por pessoas que dominam essas habilidades) e frameworks cada vez mais poderosos apareceram no mercado, as habilidades técnicas na área de desenvolvimento vêm sendo substituídas pelas competências no domínio de uso das ferramentas, ou seja, as habilidades técnicas sobre as tecnologias e práticas de desenvolvimento são de fundamental importância para os profissionais que se dedicam a essa área, porém, não é uma competência genérica.
Dessa forma, os profissionais que se especializam na utilização de ferramentas computacionais de forma estratégica, ou seja, para tornar o seu trabalho o mais eficaz possível, têm recebido maior atenção no mercado de trabalho. Um dono de pequena empresa, por exemplo, que possui conhecimentos de tecnologia também será beneficiado, pois poderá automatizar rotinas, agilizar os negócios e melhor a organização.
Então, vale a pena ressaltar que, se você quer conquistar uma vaga no mercado, deverá desenvolver as suas habilidades tecnológicas na área em que você busca abrir as suas oportunidades. Por exemplo, se vai trabalhar em um escritório, todos lá esperam que no mínimo você tenha conhecimentos aprofundados em Word e Excel e que o uso do Windows não seja uma dificuldade para você.
Agora, vou ao contraponto. Caso você esteja interessado em desenvolver softwares, sites e sistemas é fundamental que você tenha conhecimento de lógica de programação, seja familiarizado com algumas linguagens de programação e, quem sabe, especialista em uma delas. Sabemos que o mercado de desenvolvimento molda seus desenvolvedores de acordo com a cultura de cada empresa, ou seja, elas vão te ensinar como trabalhar e desenvolver, porém, esperam que você já chegue com os conhecimentos fundamentais.
Em resumo, se você tiver o interesse em criar novas tecnologias colocando a mão na massa, busque qualificação no desenvolvimento, agora, se você pretende utilizar a tecnologia no seu dia a dia, especialize-se no uso das ferramentas que te ajudarão a ter um processo produtivo mais eficiente.
PS: Você pode trabalhar com desenvolvimento sem saber nada de programação e independente do caminho que você pretende seguir, desenvolva suas soft skills. Mas esses são assuntos para outra hora.
A Gnius pode te ajudar a desenvolver as suas habilidades, conheça nossos cursos!
Gostou do post? Então compartilhe nas suas redes sociais!
