Seus conhecimentos em tecnologia estão alinhados como os seus objetivos profissionais?

Rafael Spada • 8 de setembro de 2020

Quais são, de fato, as exigências do mercado

Por muito tempo se disse que saber programar, projetar sistemas e entender tudo de desenvolvimento de programas de computador seriam as habilidades mais importantes no futuro, porém, as coisas não são bem assim.


Desde que a inteligência artificial começou a ser desenvolvida (veja só, por pessoas que dominam essas habilidades) e frameworks cada vez mais poderosos apareceram no mercado, as habilidades técnicas na área de desenvolvimento vêm sendo substituídas pelas competências no domínio de uso das ferramentas, ou seja, as habilidades técnicas sobre as tecnologias e práticas de desenvolvimento são de fundamental importância para os profissionais que se dedicam a essa área, porém, não é uma competência genérica.


Dessa forma, os profissionais que se especializam na utilização de ferramentas computacionais de forma estratégica, ou seja, para tornar o seu trabalho o mais eficaz possível, têm recebido maior atenção no mercado de trabalho. Um dono de pequena empresa, por exemplo, que possui conhecimentos de tecnologia também será beneficiado, pois poderá automatizar rotinas, agilizar os negócios e melhor a organização.


Então, vale a pena ressaltar que, se você quer conquistar uma vaga no mercado, deverá desenvolver as suas habilidades tecnológicas na área em que você busca abrir as suas oportunidades. Por exemplo, se vai trabalhar em um escritório, todos lá esperam que no mínimo você tenha conhecimentos aprofundados em Word e Excel e que o uso do Windows não seja uma dificuldade para você.


Agora, vou ao contraponto. Caso você esteja interessado em desenvolver softwares, sites e sistemas é fundamental que você tenha conhecimento de lógica de programação, seja familiarizado com algumas linguagens de programação e, quem sabe, especialista em uma delas. Sabemos que o mercado de desenvolvimento molda seus desenvolvedores de acordo com a cultura de cada empresa, ou seja, elas vão te ensinar como trabalhar e desenvolver, porém, esperam que você já chegue com os conhecimentos fundamentais.


Em resumo, se você tiver o interesse em criar novas tecnologias colocando a mão na massa, busque qualificação no desenvolvimento, agora, se você pretende utilizar a tecnologia no seu dia a dia, especialize-se no uso das ferramentas que te ajudarão a ter um processo produtivo mais eficiente.


PS: Você pode trabalhar com desenvolvimento sem saber nada de programação e independente do caminho que você pretende seguir, desenvolva suas soft skills. Mas esses são assuntos para outra hora.


A Gnius pode te ajudar a desenvolver as suas habilidades, conheça nossos cursos!



Saiba mais sobre os cursos Gnius

Gostou do post? Então compartilhe nas suas redes sociais!

Por Rafael Spada 26 de abril de 2024
O objetivo da CX é não apenas atender, mas superar as expectativas dos clientes, proporcionando uma experiência positiva que aumente a satisfação, a fidelidade e a advocacia pela marca.
Por Rafael Spada 11 de março de 2024
Esse manifesto não é apenas um conjunto de ideais, mas uma declaração de como esses três pilares se entrelaçam no tecido da nossa missão, criando um ciclo virtuoso que impulsiona indivíduos e comunidades para a frente.
26 de dezembro de 2023
Explorando as tendências futuras no mundo dos negócios e da tecnologia, o LinkedIn Notícias oferece um vislumbre empolgante de 2024 com "Big Ideas 2024: 15 tendências que irão pautar o mundo". Este artigo, rico em insights, abrange desde as complexidades ambientais e econômicas no Brasil até as inovações em inteligência artificial e mudanças no mercado de trabalho. Essas tendências sinalizam evoluções significativas em várias áreas, refletindo a interconexão entre tecnologia, economia e sociedade. A seguir, um resumo detalhado dessas tendências, destacando os principais pontos discutidos no artigo. Dilema Ambiental do Brasil : Equilíbrio entre a preservação da Amazônia e a extração de petróleo. Aumento dos 'Desaposentados' : Pressões financeiras levando idosos a retornar ao trabalho ou adiar a aposentadoria. Expansão de Chatbots Especializados : Desde bots jurídicos até entretenimento, uma nova era na interação humana-tecnologia. Incertezas no Mercado de Apostas Esportivas : O setor no Brasil enfrenta desafios regulatórios. Medo de Obsolescência no Trabalho (FOBO) : Impulsionando a necessidade de requalificação profissional. 'Grande Negociação' entre Geração Z e Empregadores : Mudanças nas relações de trabalho e expectativas. IA no Recrutamento : Utilizada tanto para criar quanto para identificar currículos e candidaturas falsas. Influenciadores na Academia : Crescimento dos cursos relacionados à economia dos criadores de conteúdo. Adaptação do Streaming à Realidade Financeira : Mudanças nos modelos de negócios das plataformas de streaming. Economia Além do PIB : Foco em sustentabilidade e bem-estar social nas medidas de progresso econômico. Inovações em Ensaios Clínicos com IA : Uso de "pacientes sintéticos" para testes mais inclusivos. Foco na 'Economia do Sono' : Investimentos em dispositivos e serviços relacionados à qualidade do sono dos trabalhadores. Flexibilidade dos Executivos C-Level : Crescimento do trabalho fracionado entre executivos. Turbulência nos Voos : Impacto das mudanças climáticas na segurança aérea. Desafio do Declínio Populacional : Nações repensando políticas sociais e de bem-estar familiar. Estas tendências sinalizam importantes mudanças e desafios que esperamos enfrentar em 2024.
VER MAIS